Laboratórios

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica conta com os seguintes laboratórios: 

- Centro de Excelência em Canhoneio 

Localizado no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), atua na pesquisa da métodos de perfuração para extração de petróleo e gás, com a utilização de diversos tipos de explosivos. Sua construção faz parte da política de integração dos órgãos de C&T do Exército (IME/ CTEx). Seus equipamentos foram desenvolvidos exclusivamente pela empresa General Dynamics: Medidor de Fluxo de Óleo que simula uma vazão em rochas; e um vazo de pressão de 15kpsi. Estes equipamentos estão instalados em duas construções dedicadas de 742 m2, construídas exclusivamente no CTEx.

- Laboratório de Projetos Mecânicos

Localizado no 2º piso do IME, com 40 m2, desenvolve a pesquisa de plataformas robóticas, utilizando sinais de eletromiografia para comando dos movimentos dos músculos pneumáticos. Seus equipamentos são: Sistema de Treinamento em Ensaios Estruturais STR1 - Ensaios em Estruturas, e aquisição de dados; e Sistema de Treinamento em falhas pneumáticas 950-PT1.

- Laboratório de Robótica Industrial e de Defesa

Localizado no subsolo do IME, possui 150 m2. Visa apoiar a pesquisa de robôs industriais de aplicação dual (civil e militar), trabalhando na modelagem e na simulação da cinemática de robôs em cenários de Realidade Virtual, através do contínuo desenvolvimento do protótipo computacional CARPA (Computer-Aided Serial Robots Programming, Modelling and Simulation Analysis). Seus equipamentos são resumidamente apresentados a seguir: COBOT robô colaborativo – UR5 6 DOF; Sistema Robótico Cooperativo - ABB IRB120; Sistema de Aprendizagem para robô Pegasus; Sistema de Projeção Imersiva - 3D CAD Wall; MT2i PC: CADCAM Centre; - Torno CNC Boxford 250PCi; Scanner 3D MetraSCAN & HandyPROBE; Sistema portátil 3D scanner Go SCAN3D; e Sistema de Prototipagem Rápida, Impressora 3D em ABS Uprint Plus.

- Laboratório de Aerodinâmica

Localizado no primeiro piso do IME, possui 136 m2. É utilizado também pela graduação. As dissertações nele conduzidas são numéricas. Seus principais equipamentos são: Túnel de vento subsônico com Software VDAS, acessórios e balança; Túnel de vento supersônico, com sistema de visualização de ondas de choque; Sistema de Treinamento de Trocadores de Calor completo e software VDASF; Sistema de Transferência de calor por condensação e evaporação (TE78); e Sistema de treinamento em mecânica dos fluidos e hidrologia (H1D);

- Laboratório de Análises Numéricas

Localizado no 4º piso do IME, possui 64 m2. Possibilita o uso de softwares comerciais como SolidWorks, MatLab, Ansys (Autodyn e Fluent) e o PRODAS que são empregados nas dissertações. Este Laboratório funciona como uma sala de aula informatizada para aulas específicas em diversos cursos. Dispõe dos seguintes equipamentos: 21 computadores Dell i5, lousa interativa, data show, licenças de softwares Ansys (Autodyn e Fluent), PRODAS, MatLab, e Solid Works; e Equipamento Cluster com 9 nós, composto de chaveador Trendnet 16 portas USB TK 1603R, HD 1.5 Tera (02 unidades), microcomputador Core i7 920 com gabinete 3U Nilko 330, 3Gb memória DDR-3, Intel DX5850, VGA Zogis Geforce 7200GS, HD 160Gb Sata 2 (09 unidades). 

- Laboratório de Motores

Possui 120 m2 no 1º piso do IME e 176 m2 no subsolo. Contribui para a pesquisa em biocombustíveis na Seção de Engenharia Mecânica e na Seção de Química do IME, contando com uma bancada dinamométrica para ensaios de motores. Atualmente tem apoiado as atividades de ensino da graduação. Os principais equipamentos do Laboratório de Motores são: Sistema de teste de motores TD200 e softaware VDAS; Sistema de Ignição Automotiva LJ Create PT 7.2; Sistema de Treinamento em Elementos de Máquinas (950-ME-1Z); Sistema de tecnologia automotiva LJ Create PT 7.4; Motor Agrale M90; gerador elétrico Kohlback 7,5 Kva; opacímetro NA-9000; e analisador de gases MODAL 2010-AO